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Regulamento

Top VIII Trilho de S. Tomé – Ferreira-a-Nova

“VIII Trilho de S. Tomé’22” será realizado no dia 15 de Janeiro  de 2022 (NOVA DATA), em Ferreira-a-Nova (-8.73803616, 40.23488620) a partir das 09:30h, independentemente das condições climatéricas desse dia, desde que a organização entenda que não ofereçam risco para os participantes.

Se a Organização o entender, e a segurança dos participantes o justificar, poderão ser alterados os percursos previamente estabelecidos.

É uma organização da equipa Grupo Desportivo Ferreirense em parceria com Município da Figueira da Foz e com a Junta de Freguesia de Ferreira-A-Nova.

A prova TRAIL [K25] terá início às 09h30, irá percorrer estradões aceiros e pequenos trilhos de terra batida, na distância aproximada de 24 Km e com 434 metros de desnível acumulado positivo, tendo início dentro das instalações da empresa Helenos, S.A. e fim junto da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova. Esta prova incorpora o Circuito da Taça de Portugal 2022 de Trail da ATRP, Taça de Portugal ATRP e o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra, CDTRC.

O MINI-TRAIL [K12] terá início às 09h45h e terá cerca de 12 Km e com 197 metros de desnível acumulado positivo, dentro das instalações da empresa Helenos, S.A. e fim junto da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova.

Os participantes deverão estar devidamente preparados, equipados e aptos, com pelo menos 30 minutos de antecedência para participarem na prova. O relógio iniciará a contagem no momento estabelecido, com ou sem a presença de todos os participantes.

TopCondições de Participação
  • Ter pelo menos 18 anos de idade e gozar de boa saúde, sendo aconselhável que o participante ateste a sua condição física pelas vias médicas adequadas.

  • Aceitar o presente regulamento.

  • Não apresentar sintomatologia suspeita de infeção Covid 19.

  • Não ter tido contacto com caso confirmado ou provável de infeção por SARS – COV – 2 ou Covid 19 nos últimos 14 dias.

  • Para a proteção da segurança dos atletas, de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros nº2-A/2022 (10/01/22), sendo recomendado para acesso a eventos, aquando do levantamento do dorsal, o atleta deverá apresentar de forma voluntária à organização um documento válido que ateste pelo menos uma das opções seguintes apresentadas:

  • 1) A apresentação de Certificado Digital Covid19 (comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo, há pelo menos 14 dias).

  • 2) Comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo (“PCR nas últimas 72 horas ou antigénio nas últimas 48 horas”).

  • Para o levantamento do dorsal deverá ser entregue obrigatoriamente uma DECLARAÇÃO DE SAÚDE devidamente assinada. Sem a entrega da declaração assinada não será entregue o dorsal e impedida a participação do atleta em causa na prova.

  • Possuir capacidade física para participar em provas de trail running.

  • Estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e dos desníveis positivo e negativo e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente para a prova em que participa.

  • Ter adquirido, antes do evento, uma capacidade real de autonomia em montanha que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de prova.

  • Conseguir enfrentar, sem ajuda externa, condições ambientais e climatéricas adversas (chuva, vento, nevoeiro, calor, etc.).

  • Saber gerir os problemas físicos ou mentais decorrentes de uma fadiga extrema, os problemas digestivos, as dores musculares e articulares, as pequenas lesões, etc.

  • Estar consciente que o trabalho da organização não é o de ajudar o corredor a gerir os seus problemas e que, para uma atividade em montanha, a segurança depende da capacidade do corredor se adaptar aos problemas que surjam.

  • O dorsal é pessoal e intransmissível. O dorsal do atleta deve estar em local facilmente visível aos elementos da organização e demais entidades que apoiam e/ou colaboram com a mesma. Em caso de desistência o atleta deverá entregar o dorsal à organização no secretariado da prova, comunicando dessa forma a sua desistência.

  • O comportamento inadequado, o recurso a linguagem ofensiva, a agressão verbal ou de qualquer outra espécie, será comunicado às autoridades sempre que o ato seja merecedor de tal.

TopRegras Gerais do Evento

O ato de inscrição pressupõe a total aceitação das regras aqui estabelecidas. Cada atleta é responsável pela sua hidratação, sendo que a organização apoia com disponibilização de água ao longo da prova para enchimento dos respetivos recipientes.

A organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo ou abastecimento, sem aviso prévio.

No caso de as condições climatéricas ou motivos de força maior não permitirem a realização do evento e levarem ao seu cancelamento, as inscrições serão automaticamente transferidas para outro momento em data a definir dentro da mesma época desportiva. Os participantes que optarem por não realizar a prova noutra data será feita a devolução de 50% do valor da inscrição.

TopPeríodos de Inscrição e Taxas
  • TRAIL [K25] (FEDERADO): De 14/11/2021 até 09/01/2022: 12,5€
  • TRAIL [K25]: De 14/11/2021 até 09/01/2022: 14€
  • MINI-TRAIL [K12]: De 14/11/2021 até 09/01/2022: 13€
  • Nota: Para a prova TRAIL (Federado), os atletas inscritos na ATRP ou no CDTRC Longo usufruem de um desconto de 1,5€.

TopVagas Disponíveis
  • TRAIL [K25] + TRAIL [K25] (Federado) – Vagas Disponíves: Vagas
  • MINI-TRAIL [K12] – Vagas Disponíves: Vagas
TopSeguro de Responsabilidade Civil

O evento terá seguro de responsabilidade civil da companhia ALLIANZ, apólice: 206380147.

TopSeguro de Acidentes Pessoais

Os atletas não federados terão no dia da prova um seguro de acidentes pessoais da companhia ALLIANZ, apólice: 206380091. Os atletas federados, em caso de acidente, deverão ativar o seguro da FPA.

TopSecretariado

O secretariado funcionará na Sede da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova no dia antes da prova entre as 19:00h e as 21:00h e no dia da prova entre 07:30h e as 9:30h

TopEscalões Etários

Para as provas TRAIL [K25] e MINI-TRAIL [K12], os escalões são os seguintes (idade em 31/10/2022):

MASCULINOS:

  • Seniores (Até 22 anos) – MSUB23
  • Seniores (23 a 39 anos) – MSENIOR
  • Veteranos (40 a 44 anos) – M40
  • Veteranos (45 a 49 anos) – M45
  • Veteranos (50 a 54 anos) – M50
  • Veteranos (55 a 59 anos) – M55
  • Veteranos (60 a 64 anos) – M60
  • Veteranos (65 ou mais anos) – M65

FEMININOS:

  • Seniores (Até 22 anos) – FSUB23
  • Seniores (23 a 39 anos) – FSENIOR
  • Veteranas (40 a 44 anos) – F40
  • Veteranas (45 a 49 anos) – F45
  • Veteranas (50 a 54 anos) – F50
  • Veteranas (55 a 59 anos) – F55
  • Veteranas (60 a 64 anos) – F55
  • Veteranas (65 ou mais anos) – F65

Em caso de dúvida, será pedido o documento de identificação (BI/CC), sem o qual se considerará injustificada qualquer reclamação.

TopClassificações e Prémios

Para a prova TRAIL [K25] haverá troféus para os 3 primeiros classificados da Classificação Geral (MASCULINOS e FEMININOS), para os 3 primeiros classificados de cada escalão, e para as 3 melhores equipas (regras conforme o ponto 6b do Regulamento do CDTRC).

Para a prova MINI-TRAIL [K12] apenas serão entregues prémios aos primeiros cinco atletas MASCULINOS e FEMININOS.

Haverá Cerimónia de Entrega de Prémios, após a confirmação da classificação.

Será entregue uma lembrança/Finisher a cada participante no momento da entrega do lanche final (na Sede da Junta de Freguesia).

TopMaterial Obrigatório e Facultativo para todos os Atletas
  • Dorsal (Obrigatório);
  • Uso de Máscara de Proteção em todos os espaços inerentes ao evento; incluindo o percurso da partida até ao ponto devidamente assinalado (cerca de 200m), pelo menos 100m antes e após o corte da Meta e nos locais de abastecimento (Obrigatório);
  • Reservatório de líquidos com capacidade mínima de 500 ml (Obrigatório);
  • Recipiente para líquidos (Abastecimentos) (Obrigatório);
  • Repelente de Insetos (Facultativo);
  • Apito (Obrigatório);
  • Corta Vento (Facultativo);
  • Manta Térmica (Obrigatório);
  • Telemóvel Operacional (Obrigatório).

Nota: A não apresentação do material obrigatório no controlo zero levará à penalização do atleta em causa em 15 minutos por cada tipo de material em falta.

TopAbastecimentos (Semi-Auto-Suficiência de Líquidos)

Durante o percurso da prova TRAIL [K25] haverá 1 posto de abastecimento de sólidos e líquidos, aproximadamente aos 12,5 km e, para o percurso da prova do MINI-TRAIL [K12] haverá 1 posto de abastecimento de sólidos e líquidos aproximadamente aos 7 km. Não serão fornecidos pela organização garrafas nem copos. Cada atleta é responsável por levar consigo o(s) recipiente(s) que julgue mais adequado(s) para a sua hidratação.

No final da prova, nas instalações da Sede da Junta de Freguesia-a-Nova será entregue um lanche, com sandes, fruta, sumo e água.

TopPostos de Controlo

A marcação do percurso é da responsabilidade da Organização, devendo os atletas respeitá-lo ao longo de toda a prova, sendo expressamente proibido optar por atalhos. Ao longo do percurso existirão vários postos de controlo. Os atletas devem respeitar a ordem de chegada ao controlo. A prova será em sistema de Open-Road, ou seja, o atleta é responsável pelo atravessamento de estradas.

TopTempo Limite da Prova

A prova TRAIL [K25] terá um tempo limite de 4:00h e a prova do MINI-TRAIL [K12] terá um tempo limite de 2:00h. Aos 13 km haverá uma barreira horária de 2:00h, os atletas que não cheguem à barreira horária dentro do tempo estipulado serão convidados a desistir. Poderão seguir o resto dos percursos desde que entreguem o dorsal aos membros da organização nesse mesmo local, seguindo assim por sua conta e risco.

TopNumeração

O número do atleta é pessoal e intransferível e deve ser usado na parte da frente do corpo, preferencialmente.

TopConduta Desportiva

O comportamento inadequado ou o uso de linguagem ofensiva, como recurso a agressão verbal ou de qualquer espécie, antes, durante ou depois da competição, serão alvo de advertência ou desqualificação do atleta na competição.

TopRespeito pela Natureza

O atleta é responsável pelo transporte dos invólucros e outro lixo não natural, provenientes de Geles, Barras, etc., na sua própria Mochila ou Cinto, depositá-lo no abastecimento mais próximo ou transportá-lo até à Meta. Não é permitido destruir ou alterar propositadamente qualquer elemento natural plantações, muros, sinalética, marcações, etc. ao longo do percurso.

TopMarketing

Os dados fornecidos à Organização para inscrição, bem como as imagens (fotos e vídeos) que possam ser recolhidas durante o evento, poderão ser usados pela Organização para futuras ações de marketing.

TopDecisões Soberanas

As dúvidas ou omissões deste Regulamento serão aplicadas pela Organização de forma soberana, não cabendo recursos a essas decisões.

TopBanhos

Devido à situação Pandémica e de acordo com a Normas da DGS em vigor não serão disponibilizados balneários.

TopContactos Telefónicos
  • Paulo Santos, 919 942 750
  • José Andrade, 914 515 448

Ferreira-a-Nova, 03 de Novembro de 2021

A Organização