Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

Regulamento

Top IX Trilho de S. Tomé – Ferreira-a-Nova

“IX Trilho de S. Tomé’23” será realizado no dia 7 de Janeiro  de 2023, em Ferreira-a-Nova (-8.73803616, 40.23488620) a partir das 09:30h, independentemente das condições climatéricas desse dia, desde que a organização entenda que não ofereçam risco para os participantes.

Se a Organização o entender, e a segurança dos participantes o justificar, poderão ser alterados os percursos previamente estabelecidos.

É uma organização da equipa Grupo Desportivo Ferreirense em parceria com Município da Figueira da Foz e com a Junta de Freguesia de Ferreira-A-Nova.

A prova TRAIL [K25] terá início às 09h30, constituída por trilhos de terra batida, single tracks, aceiros e estradões na distância aproximada de 25 Km e com 434 metros de desnível acumulado positivo, tendo início dentro das instalações da empresa Helenos, S.A. e fim junto da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova. Esta prova incorpora o Circuito da Taça de Portugal 2023 de Trail da ATRP, Taça de Portugal ATRP e o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra, CDTRC.

O MINI-TRAIL [K12] terá início às 10h00h e terá cerca de 12 Km e com 197 metros de desnível acumulado positivo, dentro das instalações da empresa Helenos, S.A. e fim junto da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova.

A CAMINHADA [K10] terá início às 9h30 e terá cerca de 10 Km, tendo início e fim em junto à Igreja Matriz de Ferreira-a-Nova.

Os participantes deverão estar devidamente preparados, equipados e aptos, com pelo menos 30 minutos de antecedência para participarem na prova. O relógio iniciará a contagem no momento estabelecido, com ou sem a presença de todos os participantes.

TopCondições de Participação

Ter pelo menos 18 anos de idade e gozar de boa saúde, sendo aconselhável que o participante ateste a sua condição física pelas vias médicas adequadas.

Aceitar o presente regulamento.

Possuir capacidade física para participar em provas de trail running.

Estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e dos desníveis positivo e negativo e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente para a prova em que participa.

Ter adquirido, antes do evento, uma capacidade real de autonomia em montanha que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de prova, nomeadamente:

  • Conseguir enfrentar, sem ajuda externa, condições ambientais e climatéricas adversas (chuva, vento, nevoeiro, calor, etc.)

  • Conseguir enfrentar, sem ajuda externa, condições ambientais e climatéricas adversas (chuva, vento, nevoeiro, calor, etc.)

  • Saber gerir os problemas físicos ou mentais decorrentes de uma fadiga extrema, os problemas digestivos, as dores musculares e articulares, as pequenas lesões, etc.

  • Conseguir enfrentar, sem ajuda externa, condições ambientais e climatéricas adversas (chuva, vento, nevoeiro, calor, etc.)

  • Estar consciente que o trabalho da organização não é o de ajudar o corredor a gerir os seus problemas e que, para uma atividade em montanha, a segurança depende da capacidade do corredor se adaptar aos problemas que surjam.

O dorsal é pessoal e intransmissível. O dorsal do atleta deve estar em local facilmente visível aos elementos da organização e demais entidades que apoiam e/ou colaboram com a mesma. Em caso de desistência o atleta deverá entregar o dorsal à organização no secretariado da prova, comunicando dessa forma a sua desistência.

O comportamento inadequado, o recurso a linguagem ofensiva, a agressão verbal ou de qualquer outra espécie, será comunicado às autoridades sempre que o ato seja merecedor de tal.

Para levantamento do dorsal os participanates deverão assinar um “TERMO DE RESPONSABILIDADE” com os seguintes termos: [Este termo será disponibilizado para download no site].

TopRegras Gerais do Evento

O ato de inscrição pressupõe a total aceitação das regras aqui estabelecidas. Cada atleta é responsável pela sua hidratação, sendo que a organização apoia com disponibilização de água ao longo da prova para enchimento dos respetivos recipientes.

A organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo ou abastecimento, sem aviso prévio.

No caso de as condições climatéricas ou motivos de força maior não permitirem a realização do evento e levarem ao seu cancelamento, as inscrições serão automaticamente transferidas para outro momento em data a definir dentro da mesma época desportiva. Os participantes que optarem por não realizar a prova noutra data será feita a devolução de 50% do valor da inscrição.

TopPeríodos de Inscrição e Taxas
  • TRAIL [K25] (FEDERADO): Até 18/12/2022: 13,5€ | Até 25/12/2022: 15,5€
  • TRAIL [K25]: Até 18/12/2022: 15€ | Até 25/12/2022: 17€
  • MINI-TRAIL [K12]: Até 18/12/2022: 13€ | Até 25/12/2022: 15€
  • CAMINHADA [K10]: Até 25/12/2022: 12€

Nota: Para a prova TRAIL [K25] (FEDERADO), os atletas inscritos no CDTRC Longo usufruem de um desconto de 1,5€.

TopVagas Disponíveis
  • TRAIL [K25] + TRAIL [K25] (FEDERADO) – Vagas Disponíves: Vagas
  • MINI-TRAIL [K12] – Vagas Disponíves: Vagas
  • CAMINHADA [K10] – Vagas Disponíves: Vagas –>
TopSeguro de Responsabilidade Civil

O evento terá seguro de responsabilidade civil da companhia ALLIANZ, apólice: A DEFINIR.

TopSeguro de Acidentes Pessoais

Os atletas não federados terão no dia da prova um seguro de acidentes pessoais da companhia ALLIANZ, apólice: A DEFINIR. Os atletas federados, em caso de acidente, deverão ativar o seguro da FPA.

TopSecretariado

O secretariado funcionará na Sede da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova no dia antes da prova entre as 19:00h e as 21:00h e no dia da prova a partir das 8:00h.

TopEscalões Etários

Para as provas TRAIL [K25] e MINI-TRAIL [K12], os escalões são os seguintes (idade em 31/10/2023):

MASCULINOS:

  • Seniores (Até 22 anos) – MSUB23
  • Seniores (23 a 39 anos) – MSENIOR
  • Veteranos (40 a 44 anos) – M40
  • Veteranos (45 a 49 anos) – M45
  • Veteranos (50 a 54 anos) – M50
  • Veteranos (55 a 59 anos) – M55
  • Veteranos (60 a 64 anos) – M60
  • Veteranos (65 ou mais anos) – M65

FEMININOS:

  • Seniores (Até 22 anos) – FSUB23
  • Seniores (23 a 39 anos) – FSENIOR
  • Veteranas (40 a 44 anos) – F40
  • Veteranas (45 a 49 anos) – F45
  • Veteranas (50 a 54 anos) – F50
  • Veteranas (55 a 59 anos) – F55
  • Veteranas (60 a 64 anos) – F55
  • Veteranas (65 ou mais anos) – F65

Em caso de dúvida, será pedido o documento de identificação (BI/CC), sem o qual se considerará injustificada qualquer reclamação.

TopClassificações e Prémios

Para a prova TRAIL [K25] haverá troféus para os 3 primeiros classificados da Classificação Geral (MASCULINOS e FEMININOS), para os 3 primeiros classificados de cada escalão, e para as 3 melhores equipas (regras conforme o ponto 6b do Regulamento do CDTRC).

Para a prova MINI-TRAIL [K12] apenas serão entregues prémios aos primeiros cinco atletas MASCULINOS e FEMININOS.

Haverá Cerimónia de Entrega de Prémios, após a confirmação da classificação.

Será entregue uma lembrança/Finisher a cada participante no momento da chegada à meta.

TopMaterial Obrigatório e Facultativo para todos os Atletas
  • Dorsal (Obrigatório);
  • Reservatório de líquidos com capacidade mínima de 500 ml (Obrigatório);
  • Recipiente para líquidos (abastecimentos) (Facultativo);
  • Repelente de Insetos (Facultativo);
  • Apito (Obrigatório);
  • Corta Vento (Facultativo);
  • Manta Térmica (Facultativo);
  • Telemóvel Operacional (Obrigatório).

Nota: A não apresentação do material obrigatório no controlo zero levará à penalização do atleta em causa em 15 minutos por cada tipo de material em falta.

TopAbastecimentos (Semi-Auto-Suficiência de Líquidos)

  • Para a prova TRAIL [K25] haverá 2 postos de abastecimento de sólidos e líquidos, aproximadamente aos 7 km e aos 12,5 km.

  • Para a prova do MINI-TRAIL [K12] haverá 1 posto de abastecimento de sólidos e líquidos aproximadamente aos 7 km.

  • Para a CAMINHADA [K10] haverá 1 posto de abastecimento de sólidos e líquidos aproximadamente aos 7 km.

Não serão fornecidos pela organização garrafas nem copos. Cada atleta é responsável por levar consigo o(s) recipiente(s) que julgue mais adequado(s) para a sua hidratação.

No final da prova, nas instalações da Sede da Junta de Freguesia-a-Nova será entregue um lanche, com sandes, arroz doce, fruta, sumo e água.

TopPostos de Controlo

A marcação do percurso é da responsabilidade da Organização, devendo os atletas respeitá-lo ao longo de toda a prova, sendo expressamente proibido optar por atalhos. Ao longo do percurso existirão vários postos de controlo. Os atletas devem respeitar a ordem de chegada ao controlo. A prova será em sistema de Open-Road, ou seja, o atleta é responsável pelo atravessamento de estradas.

TopTempo Limite da Prova

A prova TRAIL [K25] terá um tempo limite de 4:00h e a prova do MINI-TRAIL [K12] terá um tempo limite de 2:00h.

TopNumeração

O número do atleta é pessoal e intransferível e deve ser usado na parte da frente do corpo, preferencialmente.

TopConduta Desportiva

O comportamento inadequado ou o uso de linguagem ofensiva, como recurso a agressão verbal ou de qualquer espécie, antes, durante ou depois da competição, serão alvo de advertência ou desqualificação do atleta na competição.

TopRespeito pela Natureza

O atleta é responsável pelo transporte dos invólucros e outro lixo não natural, provenientes de Geles, Barras, etc., na sua própria Mochila ou Cinto, depositá-lo no abastecimento mais próximo ou transportá-lo até à Meta. Não é permitido destruir ou alterar propositadamente qualquer elemento natural plantações, muros, sinalética, marcações, etc. ao longo do percurso.

TopMarketing

Os dados fornecidos à Organização para inscrição, bem como as imagens (fotos e vídeos) que possam ser recolhidas durante o evento, poderão ser usados pela Organização para futuras ações de marketing.

TopDecisões Soberanas

As dúvidas ou omissões deste Regulamento serão aplicadas pela Organização de forma soberana, não cabendo recursos a essas decisões.

TopBanhos

Na Piscina, fica situada junto à Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova.

TopContactos Telefónicos
  • Paulo Santos, 919 942 750
  • José Andrade, 914 515 448

Ferreira-a-Nova, 5 de Outubro de 2022

A Organização