Close

Not a member yet? Register now and get started.

lock and key

Sign in to your account.

Account Login

Forgot your password?

IX TRILHO de S. TOMÉ

Top IX Trilho de S. Tomé – Ferreira-a-Nova

“IX Trilho de S. Tomé’23” será realizado no dia 7 de Janeiro  de 2023, em Ferreira-a-Nova (-8.73803616, 40.23488620) a partir das 09:30h, independentemente das condições climatéricas desse dia, desde que a organização entenda que não ofereçam risco para os participantes.

Se a Organização o entender, e a segurança dos participantes o justificar, poderão ser alterados os percursos previamente estabelecidos.

É uma organização da equipa Grupo Desportivo Ferreirense em parceria com Município da Figueira da Foz e com a Junta de Freguesia de Ferreira-A-Nova.

A prova TRAIL [K25] terá início às 09h30, constituída por trilhos de terra batida, single tracks, aceiros e estradões na distância aproximada de 25 Km e com 434 metros de desnível acumulado positivo, tendo início dentro das instalações da empresa Helenos, S.A. e fim junto da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova. Esta prova incorpora o Circuito da Taça de Portugal 2023 de Trail da ATRP, Taça de Portugal ATRP e o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra, CDTRC.

O MINI-TRAIL [K12] terá início às 10h00h e terá cerca de 12 Km e com 197 metros de desnível acumulado positivo, dentro das instalações da empresa Helenos, S.A. e fim junto da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova.

A CAMINHADA [K10] terá início às 9h30 e terá cerca de 10 Km, tendo início e fim em junto à Igreja Matriz de Ferreira-a-Nova.

Os participantes deverão estar devidamente preparados, equipados e aptos, com pelo menos 30 minutos de antecedência para participarem na prova. O relógio iniciará a contagem no momento estabelecido, com ou sem a presença de todos os participantes.

TopCondições de Participação

Ter pelo menos 18 anos de idade e gozar de boa saúde, sendo aconselhável que o participante ateste a sua condição física pelas vias médicas adequadas.

Aceitar o presente regulamento.

Possuir capacidade física para participar em provas de trail running.

Estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e dos desníveis positivo e negativo e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente para a prova em que participa.

Ter adquirido, antes do evento, uma capacidade real de autonomia em montanha que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de prova, nomeadamente:

  • Conseguir enfrentar, sem ajuda externa, condições ambientais e climatéricas adversas (chuva, vento, nevoeiro, calor, etc.)

  • Conseguir enfrentar, sem ajuda externa, condições ambientais e climatéricas adversas (chuva, vento, nevoeiro, calor, etc.)

  • Saber gerir os problemas físicos ou mentais decorrentes de uma fadiga extrema, os problemas digestivos, as dores musculares e articulares, as pequenas lesões, etc.

  • Conseguir enfrentar, sem ajuda externa, condições ambientais e climatéricas adversas (chuva, vento, nevoeiro, calor, etc.)

  • Estar consciente que o trabalho da organização não é o de ajudar o corredor a gerir os seus problemas e que, para uma atividade em montanha, a segurança depende da capacidade do corredor se adaptar aos problemas que surjam.

O dorsal é pessoal e intransmissível. O dorsal do atleta deve estar em local facilmente visível aos elementos da organização e demais entidades que apoiam e/ou colaboram com a mesma. Em caso de desistência o atleta deverá entregar o dorsal à organização no secretariado da prova, comunicando dessa forma a sua desistência.

O comportamento inadequado, o recurso a linguagem ofensiva, a agressão verbal ou de qualquer outra espécie, será comunicado às autoridades sempre que o ato seja merecedor de tal.

Para levantamento do dorsal os participanates deverão assinar um “TERMO DE RESPONSABILIDADE” com os seguintes termos: [Este termo será disponibilizado para download no site].

TopRegras Gerais do Evento

O ato de inscrição pressupõe a total aceitação das regras aqui estabelecidas. Cada atleta é responsável pela sua hidratação, sendo que a organização apoia com disponibilização de água ao longo da prova para enchimento dos respetivos recipientes.

A organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo ou abastecimento, sem aviso prévio.

No caso de as condições climatéricas ou motivos de força maior não permitirem a realização do evento e levarem ao seu cancelamento, as inscrições serão automaticamente transferidas para outro momento em data a definir dentro da mesma época desportiva. Os participantes que optarem por não realizar a prova noutra data será feita a devolução de 50% do valor da inscrição.

TopPeríodos de Inscrição e Taxas
  • TRAIL [K25] (FEDERADO): Até 18/12/2022: 13,5€ | Até 25/12/2022: 15,5€
  • TRAIL [K25]: Até 18/12/2022: 15€ | Até 25/12/2022: 17€
  • MINI-TRAIL [K12]: Até 18/12/2022: 13€ | Até 25/12/2022: 15€
  • CAMINHADA [K10]: Até 25/12/2022: 12€

Nota: Para a prova TRAIL [K25] (FEDERADO), os atletas inscritos no CDTRC Longo usufruem de um desconto de 1,5€.

TopVagas Disponíveis
  • TRAIL [K25] + TRAIL [K25] (FEDERADO) – Vagas Disponíves: Vagas
  • MINI-TRAIL [K12] – Vagas Disponíves: Vagas
  • CAMINHADA [K10] – Vagas Disponíves: Vagas –>
TopSeguro de Responsabilidade Civil

O evento terá seguro de responsabilidade civil da companhia ALLIANZ, apólice: A DEFINIR.

TopSeguro de Acidentes Pessoais

Os atletas não federados terão no dia da prova um seguro de acidentes pessoais da companhia ALLIANZ, apólice: A DEFINIR. Os atletas federados, em caso de acidente, deverão ativar o seguro da FPA.

TopSecretariado

O secretariado funcionará na Sede da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova no dia antes da prova entre as 19:00h e as 21:00h e no dia da prova a partir das 8:00h.

TopEscalões Etários

Para as provas TRAIL [K25] e MINI-TRAIL [K12], os escalões são os seguintes (idade em 31/10/2023):

MASCULINOS:

  • Seniores (Até 22 anos) – MSUB23
  • Seniores (23 a 39 anos) – MSENIOR
  • Veteranos (40 a 44 anos) – M40
  • Veteranos (45 a 49 anos) – M45
  • Veteranos (50 a 54 anos) – M50
  • Veteranos (55 a 59 anos) – M55
  • Veteranos (60 a 64 anos) – M60
  • Veteranos (65 ou mais anos) – M65

FEMININOS:

  • Seniores (Até 22 anos) – FSUB23
  • Seniores (23 a 39 anos) – FSENIOR
  • Veteranas (40 a 44 anos) – F40
  • Veteranas (45 a 49 anos) – F45
  • Veteranas (50 a 54 anos) – F50
  • Veteranas (55 a 59 anos) – F55
  • Veteranas (60 a 64 anos) – F55
  • Veteranas (65 ou mais anos) – F65

Em caso de dúvida, será pedido o documento de identificação (BI/CC), sem o qual se considerará injustificada qualquer reclamação.

TopClassificações e Prémios

Para a prova TRAIL [K25] haverá troféus para os 3 primeiros classificados da Classificação Geral (MASCULINOS e FEMININOS), para os 3 primeiros classificados de cada escalão, e para as 3 melhores equipas (regras conforme o ponto 6b do Regulamento do CDTRC).

Para a prova MINI-TRAIL [K12] apenas serão entregues prémios aos primeiros cinco atletas MASCULINOS e FEMININOS.

Haverá Cerimónia de Entrega de Prémios, após a confirmação da classificação.

Será entregue uma lembrança/Finisher a cada participante no momento da chegada à meta.

TopMaterial Obrigatório e Facultativo para todos os Atletas
  • Dorsal (Obrigatório);
  • Reservatório de líquidos com capacidade mínima de 500 ml (Obrigatório);
  • Recipiente para líquidos (abastecimentos) (Facultativo);
  • Repelente de Insetos (Facultativo);
  • Apito (Obrigatório);
  • Corta Vento (Facultativo);
  • Manta Térmica (Facultativo);
  • Telemóvel Operacional (Obrigatório).

Nota: A não apresentação do material obrigatório no controlo zero levará à penalização do atleta em causa em 15 minutos por cada tipo de material em falta.

TopAbastecimentos (Semi-Auto-Suficiência de Líquidos)

  • Para a prova TRAIL [K25] haverá 2 postos de abastecimento de sólidos e líquidos, aproximadamente aos 7 km e aos 12,5 km.

  • Para a prova do MINI-TRAIL [K12] haverá 1 posto de abastecimento de sólidos e líquidos aproximadamente aos 7 km.

  • Para a CAMINHADA [K10] haverá 1 posto de abastecimento de sólidos e líquidos aproximadamente aos 7 km.

Não serão fornecidos pela organização garrafas nem copos. Cada atleta é responsável por levar consigo o(s) recipiente(s) que julgue mais adequado(s) para a sua hidratação.

No final da prova, nas instalações da Sede da Junta de Freguesia-a-Nova será entregue um lanche, com sandes, arroz doce, fruta, sumo e água.

TopPostos de Controlo

A marcação do percurso é da responsabilidade da Organização, devendo os atletas respeitá-lo ao longo de toda a prova, sendo expressamente proibido optar por atalhos. Ao longo do percurso existirão vários postos de controlo. Os atletas devem respeitar a ordem de chegada ao controlo. A prova será em sistema de Open-Road, ou seja, o atleta é responsável pelo atravessamento de estradas.

TopTempo Limite da Prova

A prova TRAIL [K25] terá um tempo limite de 4:00h e a prova do MINI-TRAIL [K12] terá um tempo limite de 2:00h.

TopNumeração

O número do atleta é pessoal e intransferível e deve ser usado na parte da frente do corpo, preferencialmente.

TopConduta Desportiva

O comportamento inadequado ou o uso de linguagem ofensiva, como recurso a agressão verbal ou de qualquer espécie, antes, durante ou depois da competição, serão alvo de advertência ou desqualificação do atleta na competição.

TopRespeito pela Natureza

O atleta é responsável pelo transporte dos invólucros e outro lixo não natural, provenientes de Geles, Barras, etc., na sua própria Mochila ou Cinto, depositá-lo no abastecimento mais próximo ou transportá-lo até à Meta. Não é permitido destruir ou alterar propositadamente qualquer elemento natural plantações, muros, sinalética, marcações, etc. ao longo do percurso.

TopMarketing

Os dados fornecidos à Organização para inscrição, bem como as imagens (fotos e vídeos) que possam ser recolhidas durante o evento, poderão ser usados pela Organização para futuras ações de marketing.

TopDecisões Soberanas

As dúvidas ou omissões deste Regulamento serão aplicadas pela Organização de forma soberana, não cabendo recursos a essas decisões.

TopBanhos

Na Piscina, fica situada junto à Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova.

TopContactos Telefónicos
  • Paulo Santos, 919 942 750
  • José Andrade, 914 515 448

Ferreira-a-Nova, 5 de Outubro de 2022

A Organização