O “X Trilho de S. Tomé’24” será realizado no dia 7 de Janeiro de 2024, em Ferreira-a-Nova (-8.73803616, 40.23488620) a partir das 09:30h, independentemente das condições climatéricas desse dia, desde que a organização entenda que não ofereçam risco para os participantes.
Se a Organização o entender, e a segurança dos participantes o justificar, poderão ser alterados os percursos previamente estabelecidos.
É uma organização da equipa Grupo Desportivo Ferreirense
em parceria com o Município da Figueira da Foz e com a Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova.
A prova TRAIL [K25] | TRAIL SPRINT (ATRP) | TRAIL LONGO (ADAC) terá início às 09h30, é constituída por trilhos de terra batida, single tracks, aceiros e estradões na distância aproximada de 25 Km e com 434 metros de desnível acumulado positivo. Tem como ponto de partida as instalações da empresa Helenos, S.A. e meta em fente à Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova. Esta prova incorpora o Circuito da Nacional de Trail Sprint da ATRP e o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra (LONGO) da ADAC.
A prova MINI-TRAIL [K12] | TRAIL JOVEM (ATRP) terá início às 10h00, é constituída por trilhos de terra batida, single tracks, aceiros e estradões na distância aproximada de 12 Km e com 197 metros de desnível acumulado positivo. Tem como ponto de partida as instalações da empresa Helenos, S.A. e meta em fente à Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova. Esta prova incorpora o Circuito da Nacional de Trail Jovem da ATRP.
A CAMINHADA [K12] é constituída por trilhos de terra batida, single tracks, aceiros e estradões na distância aproximada de 12 Km e com 197 metros de desnível acumulado positivo. Tem como ponto de partida as instalações da empresa Helenos, S.A. e meta em fente à Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova.
Os participantes deverão estar devidamente preparados, equipados e aptos, com pelo menos 30 minutos de antecedência para participarem na prova. O relógio iniciará a contagem no momento estabelecido, com ou sem a presença de todos os participantes.
Ter pelo menos 18 anos de idade e, no caso dos menores de idade, ter autorização do encarregado de educação (documento em anexo), gozar de boa saúde, sendo aconselhável que o participante ateste a sua condição física pelas vias médicas adequadas.
Aceitar o presente regulamento.
Possuir capacidade física para participar em provas de trail running.
Estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos e dos desníveis positivo e negativo e de se encontrar adequadamente preparado fisicamente e mentalmente para a prova em que participa.
Ter adquirido, antes do evento, uma capacidade real de autonomia em montanha que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de prova, nomeadamente:
Conseguir enfrentar, sem ajuda externa, condições ambientais e climatéricas adversas (chuva, vento, nevoeiro, calor, etc.)
Conseguir enfrentar, sem ajuda externa, condições ambientais e climatéricas adversas (chuva, vento, nevoeiro, calor, etc.)
Saber gerir os problemas físicos ou mentais decorrentes de uma fadiga extrema, os problemas digestivos, as dores musculares e articulares, as pequenas lesões, etc.
Conseguir enfrentar, sem ajuda externa, condições ambientais e climatéricas adversas (chuva, vento, nevoeiro, calor, etc.)
Conseguir gerir os problemas físicos ou mentais decorrentes de uma fadiga extrema, os problemas digestivos, as dores musculares e articulares, as pequenas lesões, etc.
Estar consciente que o trabalho da organização não é o de ajudar o corredor a gerir os seus problemas e que, para uma atividade em montanha, a segurança depende da capacidade do corredor se adaptar aos problemas que surjam.
O dorsal é pessoal e intransmissível. O dorsal do atleta deve estar em local facilmente visível aos elementos da organização e demais entidades que apoiam e/ou colaboram com a mesma. Em caso de desistência o atleta deverá entregar o dorsal à organização no secretariado da prova, comunicando dessa forma a sua desistência.
O comportamento inadequado, o recurso a linguagem ofensiva, a agressão verbal ou de qualquer outra espécie, será comunicado às autoridades sempre que o ato seja merecedor de tal.
Para levantamento do dorsal os participantes deverão assinar um “TERMO DE RESPONSABILIDADE” com os seguintes termos: [Este termo será disponibilizado para download no site].
O ato de inscrição pressupõe a total aceitação das regras aqui estabelecidas. Cada atleta é responsável pela sua hidratação, sendo que a organização apoia com disponibilização de água ao longo da prova para enchimento dos respetivos recipientes.
A organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo ou abastecimento, sem aviso prévio.
No caso de as condições climatéricas ou motivos de força maior não permitirem a realização do evento e levarem ao seu cancelamento, as inscrições serão automaticamente transferidas para outro momento em data a definir dentro da mesma época desportiva. Os participantes que optarem por não realizar a prova noutra data será feita a devolução de 50% do valor da inscrição.
Nota: Para a prova TRAIL LONGO (ADAC), os atletas inscritos no CDTRC usufruem de um desconto em todas as fases de inscrição de 1,5€.
O evento terá seguro de responsabilidade civil da companhia ALLIANZ, apólice: A DEFINIR.
Os atletas não federados terão no dia da prova um seguro de acidentes pessoais da companhia ALLIANZ, apólice: A DEFINIR. Os atletas federados, em caso de acidente, deverão ativar o seguro da FPA.
O secretariado funcionará na Sede da Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova no dia antes da prova entre as 19:00h e as 21:00h e no dia da prova a partir das 8:00h.
NOTA: No Secretariado será levantado o Dorsal e uma Tshirt.
Para a prova TRAIL [K25] | TRAIL SPRINT (ATRP) | TRAIL LONGO (ADAC), os escalões são os seguintes (idade em 30/09/2024):
MASCULINOS:
FEMININOS:
Para a prova TRAIL JOVEM (ATRP), os escalões são os seguintes (idade em 30/09/2024):
MASCULINOS:
FEMININOS:
Para a prova MINI-TRAIL [K12], os escalões são os seguintes (idade em 30/09/2024):
MASCULINOS:
FEMININOS:
Em caso de dúvida, será pedido o documento de identificação (BI/CC), sem o qual se considerará injustificada qualquer reclamação.
Para a prova TRAIL [K25] | TRAIL SPRINT (ATRP) | TRAIL LONGO (ADAC) haverá troféus para os 3 primeiros classificados da Classificação Geral (MASCULINOS e FEMININOS), para os 3 primeiros classificados de cada escalão, e para as 3 melhores equipas (regras conforme o ponto 6b do Regulamento do CDTRC).
Para a prova TRAIL JOVEM (ATRP) serão entregues prémios aos 3 primeiros classificados da classificação geral jovem (MASCULINOS e FEMININOS).
Para a prova MINI-TRAIL [K12] serão entregues prémios aos 3 primeiros classificados de cada escalão(MASCULINOS e FEMININOS).
Haverá Cerimónia de Entrega de Prémios, após a confirmação da classificação.
Será entregue uma lembrança/finisher a cada participante no momento da chegada à meta.
Nota: A não apresentação do material obrigatório no controlo zero levará à penalização do atleta em causa em 15 minutos.
Para a prova TRAIL [K25] | TRAIL SPRINT (ATRP) | TRAIL LONGO (ADAC) haverá 3 postos de abastecimento, aproximadamente aos 7 km, sólidos/líquidos (Liceia), aos 12,5 km, sólidos/líquidos (Fonte de Gatões) e aos 20 km, líquidos (Estação de Santana).
Para a prova do MINI-TRAIL [K12] | TRAIL JOVEM (ATRP) haverá 1 posto de abastecimento aproximadamente aos 7 km, sólidos/líquidos (Liceia).
Para a CAMINHADA [K12] haverá 1 posto de abastecimento aproximadamente aos 7 km, sólidos/líquidos (Liceia).
Não serão fornecidos pela organização garrafas nem copos. Cada atleta é responsável por levar consigo o(s) recipiente(s) que julgue mais adequado(s) para a sua hidratação.
No final da prova, nas instalações da Associação Cultural e recreativa de Ferreira-a-Nova será entregue um lanche, com sandes, arroz doce, fruta, sumo e água.
A marcação do percurso é da responsabilidade da Organização, devendo os atletas respeitá-lo ao longo de toda a prova, sendo expressamente proibido optar por atalhos. Ao longo do percurso existirão vários postos de controlo. Os atletas devem respeitar a ordem de chegada ao controlo. A prova será em sistema de Open-Road, ou seja, o atleta é responsável pelo atravessamento de estradas.
A prova TRAIL [K25] | TRAIL SPRINT (ATRP) | TRAIL LONGO (ADAC) terá um tempo limite de 4:00h e a prova do MINI-TRAIL [K12] | TRAIL JOVEM (ATRP) terá um tempo limite de 2:30h.
O número do atleta é pessoal e intransferível e deve ser usado na parte da frente do corpo, preferencialmente.
O comportamento inadequado ou o uso de linguagem ofensiva, como recurso a agressão verbal ou de qualquer espécie, antes, durante ou depois da competição, serão alvo de advertência ou desqualificação do atleta na competição.
O atleta é responsável pelo transporte dos invólucros e outro lixo não natural, provenientes de Geles, Barras, etc., na sua própria Mochila ou Cinto, depositá-lo no abastecimento mais próximo ou transportá-lo até à Meta. Não é permitido destruir ou alterar propositadamente qualquer elemento natural plantações, muros, sinalética, marcações, etc. ao longo do percurso.
Os dados fornecidos à Organização para inscrição, bem como as imagens (fotos e vídeos) que possam ser recolhidas durante o evento, poderão ser usados pela Organização para futuras ações de marketing.
As dúvidas ou omissões deste Regulamento serão aplicadas pela Organização de forma soberana, não cabendo recursos a essas decisões.
Na Piscina, fica situada junto à Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova.
Ferreira-a-Nova, 1 de Novembro de 2023
A Organização